Dieta Alcalina 

Atenção!!!!! Vigiar o pH chega a ser mais importante que vigiar o colesterol!!!

  
 

O pH do corpo afeta toda a nossa saúde, equilibrar o pH é um passo importante para manter a saúde física, mental e emocional.
Um organismo ácido irá diminuir a capacidade do corpo de absorver mineral e outros nutrientes, diminuirá a produção de energia nas células, diminuirá a capacidade para reparar células danificadas, irá diminuir a capacidade do corpo de desintoxicar de metais pesados, irá fazer as células tumorais prosperarem, e tornará o corpo mais suscetível a fadiga e a doença.
A acidose é muito comum em nossa sociedade e é em grande parte devido à dieta típica muito elevada em ácidos produzida por produtos de origem animal, como carne, ovos e laticínios, e muito baixa em meio alcalino que é produzida por alimentos como frutas e legumes frescos.
Além disso, nós comemos ácidos produzidos em alimentos processados como farinha branca e açúcar como também em bebidas como café e refrigerantes.
Nós usamos drogas demais, que estão formando ácidos em nosso organismo e usamos químicos artificiais como adoçantes ou aspartame, que são venenos e são extremamente formadores de ácidos.
Uma das melhores coisas que podemos fazer para corrigir um corpo excessivamente ácido é mudar a dieta e o estilo de vida.
Para manter a saúde, a dieta deve consistir em 60% de alimentos formadores de alcalinidade e 40% de alimentos formadores de ácidos. Para restaurar a saúde, a dieta deve consistir em 80% de alimentos alcalinos e 20% de alimentos ácidos.
Geralmente, os alimentos formadores de ácidos incluem: carnes, peixes, aves, ovos, cereais e leguminosas.

  

Geralmente, os alimentos formadores de alcalinidade incluem: a maioria das frutas, verduras, ervilhas, feijões, lentilhas, especiarias, ervas e temperos, sementes e nozes.

 

Segue alguns mais específicos:

  • Sementes de abóbora, feijão branco, feijão de soja; 
  • Salsa, coentros, alho;
  • Cebola, cenoura, alface, pepino, nabo, couve, germinados, lentilha;
  • Abacate, laranja azeda, limão e tomate.

Além de consumir alimentos alcalinos, outra forma eficaz de reduzir a acidez no organismo é bebendo água alcalina, com um pH superior a 7. Esta informação é facilmente verificada no rótulo da garrafa de água.
Dica: A couve tem um alto poder alcalinizante além de eliminar as toxinas do sangue. 

  

Benefícios Extras da couve:
Os componentes anti-inflamatórios das folhas amenizam a irritação da mucosa do estômago, aliviando os incômodos da gastrite. Esses fitoquímicos (isotiocianatos e indois) também previnem tumores e regulam os hormônios reprodutivos.
Como Consumir:

Crua, no suco e na salada. Atenção cuidado com o cozimento pois alguns estudos mostram que ele diminui 56% dos polifenoise 38% da atividade antioxidante.

 

Obrigada Daniela Belinatti Menardo de Oliveira, Nutricionista Esportiva e Funcional, pelo texto. 
Beijocas estaladas, 
Nívea 😘💋 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s